Você já teve experiência de um projeto sendo entregue além do prazo acordado? Com custos além do previsto? Com diversos problemas de comunicação? Com riscos não mensurados?
Você já teve experiência de gerenciar algo e somente em seu estágio avançado percebeu que se tratava de um projeto? E que merecia ter dado uma maior atenção desde o começo?
Você já teve experiência de gerar grande ideias e não consegui tirá-las do papel?
Se a sua resposta foi sim a qualquer uma das perguntas acima este texto pode ser relevante para você!
Antes de entender sobre gestão de projetos, você sabe o que é um projeto?
Projeto: “É um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”. Essa definição bastante utilizada em ambientes corporativos foi retirada do Project Management Body of Knowledge(PMBOK®), que é um guia elaborado pela instituição Project Management Institute (PMI®), que é a mais renomada do mundo na área de gestão de projetos.
Todo projeto deve possuir um objetivo claro, projetos demandam recursos humanos e financeiros para serem executados, cada projeto é único. Além disso, a capacidade de avaliar e alinhar os resultados com o negócio torna-se também um fator crítico de sucesso.
E o que é a gestão de projetos?
Agora que você já entendeu o significado de projeto, ficará mais fácil entender a importância da gestão de projetos para pequenas e médias empresas. A gestão de projetos é a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para que um projeto obtenha sucesso. O gerenciamento do projeto serve para que o objetivo final do projeto seja atingido de acordo os requisitos estabelecidos durante seu planejamento.
A gestão de projetos visa garantir um resultado satisfatório tanto para empresa, quanto para o cliente final. Dessa forma esse gerenciamento viabiliza o alcance de objetivos de forma ordenada e com limites de execução definidos, permitindo a organização prévia de cada ação. Assim é possível planejar, monitorar e controlar o projeto.
Como a gestão de projetos pode te ajudar?
O gerenciamento de projetos te auxilia a organizar melhor as ideias que estão na sua cabeça, ou escritas em um papel há algum tempo.
A gestão de projetos dividi as suas ações em tarefas menores, acompanhando diversas disciplinas. Em geral os custos e prazos são os mais importantes, mas não são únicos, a gestão de riscos e comunicação, por exemplo, em alguns casos são até mais relevantes que custos e prazos.
Alguns benefícios da gestão de projetos:
- Maior satisfação do cliente;
- Ciclo de desenvolvimento mais curto;
- Custos menores;
- Tomadas de decisões mais eficazes;
- Menos imprevistos;
- Aumento da produtividade;
- Padronização das atividades;
- Inovação;
Na verdade, existem inúmeros benefícios com a gestão de projetos.
As Pequenas e médias empresas devem utilizar a gestão de projetos?
Com certeza a resposta é sim. Pense no lançamento de um produto sem saber o prazo em que estará pronto, sem um controle do quanto será o investimento e seu retorno, com imprevistos acontecendo a todo momento, sem um plano para gerenciar todas essas situações comuns numa empresa o projeto poderia estar fadado ao fracasso.A gestão de projetos dispõe de diversas ferramentas e técnicas que auxiliam o gestor a atingir os resultados desejados, independente do tipo, complexidade e natureza do projeto.
As pequenas e médias empresas devem tratar a gestão de projetos diferente das grandes organizações. Como elas tem uma estrutura menor, elas conseguem ser mais ágeis nas decisões, o que é uma grande vantagem para empresas deste porte. Os propósitos são facilmente absorvidos por todos os envolvidos. As metas e os objetivos são claros e o relacionamento entre a equipe flui melhor.
O aprofundamento do uso das práticas recomendas pelo guia PMBOK®, deve ser avaliado pela organização, levando em conta seu tamanho, grau de maturidade e complexidade do projeto. A pequena e média empresa deve avaliar os processos e defini-los de forma objetiva, garantindo assim, uma execução sem burocratização e aumento de custos.
O questionamento que você, gestor de pequena e média empresa, deve estar se fazendo é: vale a pena dedicar tempo e recursos na formalização de uma gestão de projetos seguindo (como referência) metodologias internacionais? Será que preciso me debruçar em um livro repleto de profundos conceitos e metodologias somente para gerir um pequeno projeto que possui orçamento limitado?
A resposta novamente é sim. O gerenciamento de projetos não é tão complexo como parece. Você não vai precisar estudar um livro repleto de teorias de administração. Muitas das etapas do gerenciamento de projetos são intuitivas e de fácil entendimento. Entenda a gestão de projetos como sendo um guia, que irá te ajudar a manter sua trajetória do início ao fim da jornada, garantindo que a entrega seja feita conforme previsto originalmente.
Entendendo um pouco mais sobre a gestão de projetos.
Gerenciamento de projetos é um conjunto de ferramentas e técnicas mundialmente reconhecidas que possibilitam selecionar os processos que serão utilizados em cada etapa do projeto de forma a auxiliar o seu planejamento e execução.
Não podemos falar sobre Gerenciamento de projetos sem falar sobre o PMI®. O Project Management Institute é uma organização norte-americana voltada para a divulgação das melhores práticas desta disciplina. Com o intuito de fazer uma junção dos processos em um guia, o PMI® atualiza e publica uma nova a cada quatro ou cinco anos. Além do PMI® existem outras instituições com o mesmo propósito.
O guia PMBOK é composto por cinco grupos de processos ligados entre si: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. O Guia PMBOK®, não é um roteiro para ser seguido à risca etapa por etapa. Você precisa ir além, já que o Guia deixa claro que os conhecimentos e as práticas da administração de projetos não podem e nem devem ser aplicadas de maneira uniforme a todos os projetos, ou seja, os projetos são irregulares. Cada equipe é responsável pela decisão de escolher o que seja mais apropriado para seus projetos.
Quer saber como posso te ajudar? Clique aqui!
Suporte: Carolina Paula Campos Silveira