BIOGRAFIA

Carlos Augusto Freitas possui formação superior em Gerencia de Redes e Tecnologia de Sistemas. Mestrando em Sistemas de Gestão pela UFF, possui especialização em Redes de TELECOMUNICAÇÕES (PUC – Rio), Gerenciamento de Projetos (PUC Rio e UNI-Rio) e Ensino Superior a Distância (Fundação Getulio Vargas).

Fundador e Diretor Executivo da CAF – Facilities Management (CAFFM®), empresa com foco em gestão estratégica com clientes em diversos portes e segmentos como TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, ENGENHARIA. INDUSTRIA, TURISMO, SERVIÇOS e STARTUPs.

Possui mais de 10 anos de experiência em gestão de projetos, programas e portfolio / implantação de Escritório de Projetos em diferentes segmentos e, mais de 09 anos de experiência em educação e treinamento em Gerenciamento de Projetos; Nos últimos anos implantou mais de 10 PMOs em áreas como Oil&Gas, Logística, TI, Telecomunicações, Engenharia e Industria Química, em empresas de pequeno, médio e grande porte, aplicando gestão estratégica e suporte à governança de organizações através de práticas de projetos, programas, portfólio.

  • Professor de graduação e MBA’s de instituições como FGV, IBMEC e INFNET. Professor da FGV desde 2008.
  • Certificado CAPM® e PMP® pelo Project Management Institute – USA / ITIL Foundations e Prince2® practitioner pelo OGC (Office of Government and Commerce – UK) / PMO – Consultante Certified pela PMO Global Alliance.
  • Autor dos livros “Certificação CAPM” e “Gestão Estratégica por meio de projetos, programas e portfólio” (Editora Brasport) e, de artigos técnicos de gestão de projetos, governança e estratégica publicados no Brasil. EUA, China (e outros países);
  • Palestrante nos temas: Gerenciamento de projetos, Governança e Gestão Estratégica.
  • Voluntário do PMI® desde 2006. É revisor dos padrões do PMI®: Guia PMBOK® - 5ª edição e Gerenciamento de Programa – 3ª edição. Participou do comitê de tradução do PMBOK-5ª edição para o português. Revisor do PMBOK® - 4ª, 5ª e 6ª edição.

Em 2015 foi eleito um dos “TOP 125 influentes in Project Management” do Mundo pela pesquisa feita pela Grey Campus (USA)

Em 2016 foi eleito um dos “TOP 123 influentes in Project Management” do Mundo pela pesquisa feita pela TIMECAMP (USA)

Carlos Augusto FreitasÉ professor da Fundação Getulio Vargas  (FGV) desde 2008, onde atua em disciplinas do MBA de gerenciamento de projetos da REDE MANAGMENT e em disciplinas da FGV-Online do MBA de Projetos e MBA Internacional em parceria com a UCI (University of California, Irvine). Carlos já atuou em mais 80 turmas em todo o Brasil.

Em 2012 fundou a CAF – Facilities Managment, uma empresa com foco em gestão estratégica. Nos últimos anos a empresa implementou o modelo “Book Estratégico” com foco em Desenho e Implementação Estratégica, passando por todas as etapas prevista desde a tomada de decisão até a medição de Resultados. A empresa possui clientes nos segmentos de TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, SERVIÇO, ALIMENTAÇÃO, FINANCEIRO, TURISMO e STARTups. 

Trabalhou 7 anos na XEROX do Brasil, passando por diversos cargos nas áreas de serviços e sistemas. Foi responsável pela implantação e projetos de Serviços e Soluções XEROX Global Services em empresas como ESPM, Rede Globo, Bradesco Seguros, Vale, Coca-Cola, Sul America, AMPLA, PUC- Rio e Golden Cross com investimentos superiores a U$9.000.000.

Trabalhou 5 anos na Golden Cross onde atuou como Líder de Projetos, na área de TI no segmento Saúde Hospitalar, sendo responsável pela gestão de projetos de atualização e inovação tecnológica (INFRA e telecomunicações) implantação de soluções e sistemas com investimentos superiores a U$5.000.000.

Trabalhou 4 anos na Accenture como Consultor de gerenciamento de projetos em um PMO na área TI no segmento de OIL&Gas, sendo responsável por projetos de reestruturação do PMO, da área de Engenharia de Poço(TI), treinamento de mais de 80 profissionais em gerenciamento de projetos, elaboração e suporte metodológico e, aplicação do método ágil SCRUM e implantação de PMOs em clientes como Petrobrás, LOGUM e BR Distribuidora.

Na Fundação Getulio Vargas foi responsável por turmas de gerenciamento de projetos livres e in-company como IBGE e ESMPU. Participação em banca de professores na apresentação de TCC`s do MBA de GESTÃO de Projetos.

No PMI® – Chapter Rio de Janeiro atua como voluntario desde 2007, sendo responsável pelos projetos 4ªPMI REP, PM Case Day, Palestras PMI em Universidades, Capacitação em Ferramentas de GP e, como Coordenador das primeiras turmas preparatórias para o exame certificação CAPM no Rio de Janeiro, sendo instrutor e palestrante. Ministrou palestras no PMI-RIO, PMI-CE, PMI-DF, PMI-RS, PMI MG, PMI AM, PMI SP, PMI SE, PMI PE, PMI-PR, CREA-RJ, Bacia de Campos, Projectlab, DINSMORE, Universidade Candido Mendes, UFRJ, IAG – PUC, Instituto INFNET, Universidade Estácio de Sá e, em empresas como Br Petrobrás, British Petroleum RJ, FIRJAN, OSX, General Eletric, Marinha do Brasil e Receita Federal. Em 2009 recebeu o premio “2009 PMI RIO Volunteer award” e foi eleito Vice-Presidente de Desenvolvimento de Projetos do PMI RIO (2010-2011). Em 2012 foi eleito Vice-Presidente Executivo do PMI RIO (2012-2014), além de integrar o Comitê de Tradução do PMBOK® 5ª Edição (PMI, 2013). Foi Presidente do PMI RIO de 2015 a 2017.

Participa junto a ABNT (ISO) no Comitê Brasileiro da norma ISO 21.500.

CARREIRA